artigos - continuação  

TIPOS DE BACKUP's

De uma forma geral os diferentes tipos de backup produzem os seguintes resultados:

Tipo Ações Executadas sobre Apaga o Atributo de arquivo
Normal ou cheio Arquivos e pastas selecionados
Sim
Cópia Arquivos e pastas selecionados
Não
Diferencial Arquivos e pastas selecionados que foram alterados deste o backup normal ou incremental mais recente
Não
Incremental Arquivos e pastas selecionados que foram alterados desde o último backup
Sim
Diário Arquivos e pastas selecionados que foram alterados durante o dia.
Não

1. Backup Normal ou cheio:

É o tipo tradicional de backup, copia incondicionalmente todos os arquivos selecionados independentemente de terem sido alterados ou não. É o backup tipo força bruta. É uma "foto instantânea" dos dados sejam eles importantes, desnecessários ou inconsistentes. Pode ser considerado o backup "Burro". Deve ser usado na primeira vez que se faz backup dos arquivos, tomando-se o devido cuidado de selecionar os arquivos realmente necessários e que estejam completos até aquele momento. Este backup apaga o atributo de arquivamento para sinalizar que o arquivo foi copiado. É geralmente um backup demorado que ocupa grandes volumes de dados nas mídias.

2. Copia Simples:

É semelhante ao backup normal ou cheio em tudo exceto, no fato que não apaga o atributo de arquivamento e, portanto, não sinaliza para o próximo backup que aqueles arquivos foram copiados no backup anterior. É útil para fazer duplicações rotineiras de backups e também cópias eventuais de arquivos sem afetar os agendamentos de backups posteriores, mantendo a previsão de arquivos a serem copiados pelos backups de rotina.

3. Backup Diferencial:

Leva em consideração o atributo de arquivamento, portanto, copia somente os arquivos novos e os que foram alterados após o último backup de qualquer tipo. No entanto, não sinaliza para o próximo backup que os arquivos foram copiados. Este tipo de backup serve de complemento a cópia simples, para evitar que sejam copiados novamente os arquivos após uma cópia simples.

4. Backup Incremental:

É o complemento ideal para o backup normal de rotina, já leva em consideração o atributo de arquivamento e também modifica esse atributo, permitindo a inclusão desse tipo de backup numa rotina programada e agendada junto com o backup normal.

5. Backup Diário:

Não utiliza o atributo de arquivamento, seja para seleção dos arquivos a serem copiados, seja para sinalização para o próximo backup. Utiliza somente a data e hora de modificação do próprio arquivo. É útil para resguardar as modificações de arquivos que são modificados diariamente.

Aguarde a terceira parte deste artigo...